sexta-feira, 10 de agosto de 2012

COLISEU – Palco das Lutas entre os Gladiadores


PÃO E CIRCO



No processo de formação do Império Romano, observa-se uma hegemonia no tocante a ocupação dos cargos públicos e políticos, onde a população mais pobre acaba por ficar abandonada diante da dominação dos ricos, e sobreviver não parece ser tarefa fácil. Contudo com ameaças de revoltas dos pobres e plebeus. O governo de Roma decide estabelecer uma política chamada “Política do Pão e Circo”. Nessa medida, o governo realizava grandes espetáculos nos quais a população plebéia gastava parte do seu tempo assistindo as disputas esportivas e lutas entre os gladiadores.
Durante as disputas muitos alimentos eram fartamente distribuídos para a população pobre. Durante muito tempo utilizou-se essa tática que para muitos era um assistencialismo falsário, onde ocultava a triste realidade de miséria de boa parte da população. No contemporâneo ainda observa-se essas medidas para ludibriar a população, e o assistencialismo tem sido utilizado com o mesmo intuito, porém com outras nomenclaturas.
O Brasil tem seu destaque a nível globalizado, pois não diferente do tempo da “Ditadura Militar”, onde qualquer crítica ao governo custaria à morte, ainda encontramos muitos sinais de que persistem pessoas com 
mentalidades retrogradas ocupando cargos políticos e professando uma Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário